TRABALHOS ARTESANAIS: UM TOQUE DE ARTE NA SUA VIDA!



Quer saber mais?

Conheça a nossa loja www.bemmequerarte.com.br



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Símbolos do Natal

Segundo a tradição católica, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII, em 1223, na região da Úmbria. Com a permissão do Papa, montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos. Neste cenário foi celebrada a missa de Natal e o sucesso foi tamanho que rapidamente se estendeu por toda a Itália. As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha (a tradição chegou com o rei Carlos III, que a importou de Nápoles, no século XVIII), na França (inícios do século XX), no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.
Eu cresci montando um lindo presépio em minha casa. Meu pai comprava as peças no interior e com alegria a quantidade de personagens aumentava. Quando eu tinha dezoito anos, recuperei as peças e meu pai vendo a minha dedicação, deu o presépio para mim.
Os meus sobrinhos adoravam ver os bichinhos, os personagens e as novidades. Lembro-me de um ano, que eles me ajudaram com seus bonecos. Tinha até dinossauro. Vejam algumas fotos do nosso presépio do ano passado. Neste ano, com certeza ele será diferente. Pois é assim que faço.


domingo, 14 de novembro de 2010

Símbolos do Natal

Árvore de Natal

A árvore natalina é simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas vitrificadas coloridas,  para os cristãos, reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.
Uma, a lenda conta que havia três árvores próximas aos presépios: uma oliveira, uma tamareira e um pinheirinho, que desejavam honrar o recém-nascido. A oliveira ofereceu suas azeitonas, e a tamareira suas tâmaras, mas o pinheirinho não tinha nada a ofertar. Lá do alto, as estrelas desceram do céu e pousaram sobre os galhos do pinheirinho oferecendo-se como presente.
A tradição da árvore é bem antiga (segundo ou terceiro milênio A.C.), quando povos indo-europeus consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Natureza, por isso lhes rendiam culto. A civilização egípcia considerava a tamareira como árvore da vida e a enfeitava com doces e frutas para as crianças. Na Roma Antiga, os romanos penduravam máscaras de Baco, o deus do vinho, em pinheiros para comemorar uma festa chamada "Saturnália", que coincidia com o nosso Natal. Na Mitologia Grega, as árvores eram utilizadas para reverenciar deuses. Elas representavam as possibilidades de evolução e elevação do homem e eram consideradas intermediárias entre o céu e a terra. Na China, o pinheiro simboliza a longa vida e, no Japão, a imortalidade.
O carvalho foi, em muitos casos, considerado a mais poderosa das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.
A atual árvore de Natal aparece na Alemanha, no século XVI e, no século seguinte, são iluminadas com velas. No século XIX, em 1837, a esposa alemã do duque de Orleans introduz este costume na França. Ainda no século XIX, a tradição chegou à Inglaterra e a Porto Rico. Em 1912, Boston, nos Estados Unidos, inaugura uma árvore iluminada numa das praças centrais da cidade, e isto se espalha pelo mundo, inclusive em países não-cristãos. No século XX, torna-se tradição na Espanha e na maioria da América Latina.



E você? Já montou a sua árvore de Natal?

Quando escolher seu pinheiro, evite utilizar as árvores naturais.

Vamos respeitar a natureza.

Quando eu montar a minha, vou publicar no blog.

Mande uma foto da sua, assim vamos fazer uma galeria, e quem sabe escolher a Árvore de Natal mais

criativa.

Maria Thereza

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Símbolos do Natal

Boneco de Neve

O toque mágico do Natal vêm com a brancura e o frio da neve no hemisfério norte que exigem que as pessoas convivam mais dentro das casas. Nos países frios, as crianças se acostumaram a sair nos dias de neve de Natal para criar seu próprio homem de neve. Só é preciso armar duas grandes bolas de neve e colocá-las uma sobre a outra. Uma cenoura serve de nariz, um cachecol velho, um chapéu, algumas laranjas para os olhos e quatro galhos para servir de pés e mãos e o boneco de neve está pronto.
A tradição popular se transformou em peça de decoração de árvores de Natal, mesmo em países tropicais como o Brasil.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Símbolos do Natal

Guirlanda

Em muitos países, durante o advento, se faz com ramos de pinheiro uma coroa ou guirlanda com quatro velas para esperar a chegada do menino Jesus., Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas.

Atualmente, as guirlandas estão em nossas portas com os mais variados modelos.

Nos próximos dias, vamos começar a decorar nossas casas. Não esqueçam da guirlanda.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Origami - Barco

Olá!
E então?
Fizeram o chapéu de soldado? Fácil, não?
Agora, vamos aprender a fazer o barquinho de papel.
Siga o esquema abaixo, e sucesso!


Maria Thereza

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Origami - Chapéu de soldado

Vamos aprender Origami?

Antes de mais nada, precisamos saber o que é um Origami.

Origami, é a arte de dobrar papel.

Os japoneses são craques nesta arte. Fazem coisas maravilhosas.

Para saber mais ....http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami

Então vamos aprender a dobradura do chapéu. Precisamos de uma folha grande, a folha de jornal serve.

Siga o esquema abaixo:


Agora é só fazer e brincar.

Sucesso!

Amanhã ensino a transformar o chapéu em um  barco.

Aguardem.

Maria Thereza